*

ㅤㅤㅤO ser humano por demais pensa. Todos eles. Somente alguns sentem a necessidade de expôr isso e aqui está meu acervo de pensamentos,
ㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤtranscritos em simples palavras.

segunda-feira, 15 de junho de 2009

Tristeza



É muito comum nos sentirmos tristes. Mas de onde surge esse sentimento? No insucesso do dia-a-dia? Nos nossos próprios erros? Nos erros dos outros? Há várias formas de se ficar triste e a tristeza tem vários estágios.

Os motivos que nos levam a ela são, em suma, as palavras ou as atitudes. Ela é gerada, na maior parte das vezes, por opiniões e/ou dizeres alheios que não concordamos. Porém, as causas mais frequentes são: mortes de familiares/amigos, términos de namoros, etc.

Já os estágios são diversos. Vai do bem leve ao mais torturoso. Existem até tristezas boas, como terminar o ano escolar ou a faculdade. Mas, a tristeza pode ser um dos sentimentos mais dolorosos. Ela pode derrubar um ser consideravelmente forte. E, ao contrário do que a maioria pensa, pode deixar marcas nos homens mais durões.

Um dos "sintomas" é o choro. Dizem que lágrimas de fênix são curativas - as do homem também, porém, para ele mesmo. Parece que quando choramos, cada lágrima leva uma gotinha de tristeza. Quando sofremos um impacto de dor - a dor da tristeza -, quase que instantaneamente choramos. O nosso erro é tentar nos conformar de imediato. O certo seria chorar, chorar, chorar e, somente depois, quando as lágrimas secarem, se conformar. É da natureza do ser humano martelar a dor contra ele mesmo durante, em média, uma semana.

Um ponto relavitamente positivo é que a tristeza não é o fim do mundo, mesmo que ela esteja em seu auge. Nossa vida é feita, literalmente, de altos e baixos. Ou seja, quando a fase triste passar, você será plenamente feliz.

Pare um pouco, não precisa ser agora, mas num ambiente dotado de silêncio. Mentalize suas últimas realizações e os acontecimentos - bons ou ruins - de sua vida. Construa-as novamente, em sua cabeça. Tente perceber que, em uma hora, uma porção de coisas boas aconteceram para você. E um fato deixou que tudo piorasse e você achou que estava tudo acabado e dramatizou um pouco mais. Após um período de sofrimento, perceba que um acontecimento reverteu o jogo e você voltou a se realizar social, profissional e/ou pessoalmente. A vida é um eterno ciclo, sem fim. E entre prós e contras, alegrias e tristezas, vamos levando do jeitinho brasileiro.

2 comentários:

  1. Nossa, deprimente... rsrs
    Lição de vida ... Mes fez pensar muito sobre a tristeza em varios aspectos...
    fico otimo o novo blog!
    Bj Prima!

    ResponderExcluir
  2. muito lindo, pra dizer a verdade depois que li me senti um pouco triste, rs
    mais nada demais, parabéns ficou ótimo

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para mim =)